PALESTRANTES

Adriano Pezolato

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Ciências da Saúde aplicadas ao Aparelho Locomotor pelo Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor - FMRP - USP - Ribeirão Preto. Aprimoramento profissional (Fellowship) em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Esportiva no "The Orthopedics Specialty Hospital- Salt Lake City - Utah - USA. Aperfeiçoamento profissional em Terapia Manual Ortopédica pelo Manual Concepts Institute. Coordenador do Serviço de Fisioterapia do Centro Especializado em Coluna e Dor-Ribeirão Preto. Membro e colaborador ativo do Grupo Especial de Fisioterapia Manipulativa Ortopédica-ABRAFITO. Ampla experiência nas áreas de Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Fisioterapia Desportiva e Fisioterapia Manipulativa Ortopédica atuando principalmente nos seguintes temas: dor cervical e lombar, imaginologia, subgrupos posturais,clinimetria, sistemas de classificação em subgrupos e terapia manual.


Fábio Arcanjo

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2001). Atualmente é sócio-proprietario e Fisioterapeuta responsável técnico da FISIOTRAT LTDA,da AF Reabilitação,da CICV(Centro Integrado da Coluna Vertebral) e SOFISIO. É professor do Curso de Fisioterapia da Unime Salvador nas disciplinas de Recursos Terapeuticos Manuais e Fisioterapia Desportiva e foi professor Substituto do Curso de Fisioterapia UFBA. Ministra cursos de capacitação em Biomecanica aplicada à reabilitação funcional. É membro da IPNFA(Associação Internacional de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva). Ministra aulas em cursos de pós graduação na Bahia e no Brasil. Foi coordenador da Clinica Procura de 2001 a 2003.Coordenador do setor de Fisioterapia da Clinica Maria Albano em Candeias desde de 2003.

Pablo Marinho

Fisioterapeuta, Proprietário e Diretor Técnico da 'PBM Esporte', trabalhando com Assessoria a atletas em Análise de Risco e Prevenção de Lesões, e Reabilitação de clientes lesionados ou com dores crônicas. Estudou Osteopatia na EOM por 3 anos e meio. Faz parte da Equipe de Instrutores Credenciados da Movement Performance Solutions Ltd, ministrando cursos e treinamentos sobre os Conceitos Kinetic Control & The Performance Matrix dentro e fora do Brasil. É instrutor Credenciado e o atual Vice-Presidente da Therapy Taping Association. Pablo tem Especialização em Reabilitação Musculoesquelética & Desportiva. Atua atualmente, também, como Docente da Pós-Graduação do UniCEUB e o I.U. Avepane (Venezuela).

Gustavo Pacheco

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Hermínio da Silveira (2006). Atualmente é fisioterapeuta do CIRTA ( Centro Integrado de Reabilitação e Terapia Aquática ) e colaborador do Laboratório de pesquisa em Neurociência e Reabilitação do Instituto de Neurologia Deolindo Couto / UFRJ. Tem experiência na área da Fisioterapia atuando principalmente nos seguintes temas: terapia manual, fisioterapia vestibular e fisioterapia neurofuncional. Professor da Pós - Graduação de Fisioterapia em Ortopedia da Universidade Veiga de Almeida ( Rio de Janeiro / RJ e Cabo Frio / RJ) ; Professor da Pós - Graduação de Fisioterapia Manipulativa na Faculdade Redentor / Fisiowork ( Porto Alegre / RS ) ; Professor da Pós Graduação em Neurociências do UNI-IBMR ( Rio de Janeiro / RJ ); Professor da Pós - Graduação de Fisioterapia Neurofuncional Biocursos ( Manaus / AM );Ex - Professor do Conceito Maitland pela empresa MaisFisio ( Rio de Janeiro / RJ ); Ministra cursos de Mobilização Neural e Conceito Maitland; Membro da VEDA ( Vestibular Disorder Association ); Coordenador Científico da Fisioterapia Neurofuncional da AFERJ (2014); Coordenador Científico da Fisioterapia Traumato-Ortopédica da AFERJ e Membro da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional

Thiago FUKUDA

Graduado em Fisioterapia no ano de 2001, Especialista (pós-graduação) em Fisioterapia neuro-musculo-esquelética pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - ISCMSP (2003), Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC (2006), Doutor em Ciências pelo programa de Cirurgia e Experimentação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2011) e Pós-doutorado (post doc) em Biomecânica pela University of Southern California - USC (2013). Atualmente é diretor-clínico do Instituto TRATA - Joelho e Quadril, docente da graduação do Centro Universitário São Camilo - CUSC (vínculo de professor parcial da disciplina Fisioterapia musculoesquelética e pesquisa) e Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Foi Professor Adjunto da pós-graduação em Fisioterapia musculo-esquelética - ISCMSP e Supervisor do Grupo de Joelho, Quadril, Traumatologia Esportiva e Ortopedia Pediátrica - ISCMSP. Vencedor dos prêmios EXCELLENCE IN RESEARCH AWARD pelo melhor artigo publicado no ano de 2010 e EXCELLENCE IN CLINICAL INQUIRY no ano de 2011 no Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy (JOSPT). Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Tem mais de 55 publicações nacionais e internacionais com ênfase em Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia, Joelho e Quadril, Traumatologia esportiva e Eletrotermofototerapia.

Arlindo Elias

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2003), especialização em Osteopatia Musculoesquelética pela UNIGRANRIO - RJ e Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é doutorando em biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), conduzindo projetos na área da bioengenharia, biomecânica clínica e robótica de reabilitação. Atua como professor-pesquisador do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Sá de Vitória e responsável técnico do Laboratório de Biomecânica


Gustavo Pilon

Fisioterapeuta, pós graduado em Traumato-Ortopedia e Acupuntura, com especialização profissional em Quiropraxia (COFFITO/ANAFIQ) e Fisioterapia Esportiva (COFFITO/SONAFE). Instrutor certificado do Método Dynamic tape no Brasil. Fisioterapeuta apresentador do Quadro ALINHADO (Tv Globo/ES), palestrante consultor no ES da Marinha, Exército, Bombeiros, Polícia Militar, ROTAM e Nucleo de Operações Táticas Aéreas da Polícia Militar.

Marina Medici

Atua na área clínica de Medicina Tradicional Chinesa, Ortopedia Funcional e Terapia Manual.

Autora dos livros O processo de Adesão na Fisioterapia, Fisioterapia para Músicos e Saúde do Músico em Foco: olhares diversos.

Ministra cursos e workshops em Auriculoterapia, Ventosaterapia, Guashaterapia, Crochetagem e Agulhamento à Seco.

Valéria Lemos

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983). Atualmente é professora da Universidade Vila Velha. Mestre em Engenharia Biomédica , área de Bioengenharia, pela UNIVAP -SP, Especialização em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Gama Filho/RJ, Especialista em Neurologia aplicada à Fisioterapia pela UFMG, formação em Neurologia pelo Conceito neuroevoluitvo Bobath, adulto e pediatria. Formação em Drenagem Linfática Manual, pressoterapia e bandagens específicas pela Ecole de Drainage Lymphatique - Bruxelles- Méthode Leduc. No período de 2013 a 2016 foi Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Vila Velha (UVV). Formação em cadeias musculares pelo método GDS.. Atualmente é docente da Universidade Vila Velha, ministrando aula nos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Psicologia.